Seminários: ABRI – Brasil / ALACIP – Peru

O mês de julho foi composto por diversos trabalhos dos membros do Grupo de Pesquisas sobre Potências Médias. Apesar de ser um mês de férias nas atividades voltadas para a graduação e para a pós-graduação, diversas pesquisas, bem como participações em debates encheram a agenda dos pesquisadores do GPPM.

 A primeira atividade deste quadro se reservou ao congresso da Associação Latino-Americana de Ciência Política. Em seu oitavo congresso, realizado em Lima, na PUC-Peru, entre os dias 22, 23 e 24 de Julho. Os seguintes trabalhos foram realizados:

Mesa: Los estudios de política exterior en América Latina I
Moderador: Pedro Casas Vilela Magalhães Arantes.

– A guinada à esquerda na América Latina: Desdobramentos e novos rumos na política externa boliviana: Pedro Casas Vilela Magalhães Arantes. Pedro Casas Vilela Magalhães Arantes.

Mesa: Fluxos de investimento, inserção internacional e estratégias de desenvolvimento (Organizado por Grupo de Investigación Estado, Instituciones y Desarrollo en América Latina – GIEID.

– A América Latina e a internacionalização do capital chinês: Pedro Neves y Javier Vadell

Mesa: Regimes de Conhecimento e Mudanças Institucionais (Organizado por el Grupo de Investigación sobre Estado, Instituciones y Desarrollo – GIEID).

– Contramovimento e Revolução Passiva: as práticas e as ideias atuais acerca do desenvolvimento na América do Sul: Pedro Neves.

O segundo quadro de atividades se reservou a ABRI.  Os coordenadores Javier A. Vadell e Leonardo Ramos, o professor Marcos Costa Lima e vários estudantes  do GPPM participaram do 5o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI. O evento que aconteceu na PUC Minas – Belo Horizonte os dias: 29.30 e 31 de julho

O professor Vadell participou da organização local do evento, como coordenador do Forum de editores da ABRI e na mesa Redonda intitulada: China rising strategies and tactics of China´s growing presence in the world

O professor Marcos Costa Lima foi o coordenador de área temática: Economia Política Internacional.

O professor Leonardo Ramos foi eleito Coordenador da área temática: Economia Política Internacional na primeira reunião temática realizada no Encontro.

Sobre os trabalhos apresentados, destaca-se:

Mesa: A Questão Nuclear e a Política Externa Brasileira – painelista

– Paper: Tico-tico de rapina: uma leitura realista neoclássica da política externa brasileira da presidência Geisel: Gabriel Pimenta.

aviso_a4_fechas logo

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s